quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Carta Aberta dos jornalistas do México à sociedade



Tradução:
Taís Ferreira - Jornalista brasileira

México, 03 de agosto de 2010.


"POR SEU DIREITO DE SABER E MEU DIREITO DE INFORMAR"
ABAIXO A IMPUNIDADE
CONTRA AS AGRESSÕES AOS JORNALISTAS


Em 26 de julho, quatro jornalistas foram seqüestrados após fazerem a cobertura de eventos violentos no Centro de Reabilitação Social (CERESO 2) de Gomez Palacio, Durango.

Este é apenas um dos mais recentes acontecimentos violentos contra jornalistas no México. Até hoje, de acordo com o Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH, são 64 mortos e 11 desaparecidos em menos de dez anos. De agressões e ameaças, nem se fala, são centenas e o número cresce com a impunidade. É inaceitável.

Até agora, os jornalistas estiveram em silêncio nesses anos de violência, mas hoje dizemos: BASTA! Para a sociedade e para nós. Pelo direito dos cidadãos a serem informados. Pelo direito a uma imprensa livre e a liberdade de expressão. Porque, aos poucos, se vê no país um silêncio velado, pelo medo, que mais cedo ou mais tarde irá afetar não só a nossa fraca democracia, mas a convivência e os nossos direitos: SEU DIREITO DE SABER E MEU DIREITO DE INFORMAR.

Por isso, hoje, os jornalistas saíram às ruas para exigir um fim da impunidade e da indiferença das autoridades; para garantir a segurança dos jornalistas, dos trabalhadores da comunicação social e todos os cidadãos.

Propusemo-nos a defender o direito à liberdade de expressão como direito individual e coletivo, porque as agressões afetam a sociedade, que deixa de receber a informação correta, objetiva e plural; essencial para a participação plena na tomada de decisões de uma democracia.

Hoje os jornalistas necessitam de todos os cidadãos, das organizações da sociedade civil e de todas as instituições dispostas a defender a liberdade de expressão e a necessidade de segurança no exercício da profissão para jornalistas, repórteres, fotógrafos e cinegrafistas.

Agradecemos, antecipadamente, a se juntarem a nós para a manifestação terá lugar em 7 de agosto, às 12 horas, em Angel de la Independência. Lá, juntos, podemos referendar o vínculo entre jornalistas e sociedade.

Hoje, precisamos de vocês
COMITÊ ORGANIZADOR
TE QUEREMOS VIVOS

Carta Abierta de los periodistas

Secuestro de reporteros (línea del tiempo)

CNN México

notícias do México/Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário