segunda-feira, 9 de maio de 2016

Documentário chama a atenção para a importância dos primeiros anos da vida


No próximo dia 10 de maio, o Instituto da Infância, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, promove o lançamento, no Ceará, do filme O Começo da Vida, no Cineteatro São Luiz, a partir das 14 horas. O documentário baseia-se em um dos maiores avanços da neurociência nos últimos anos sobre os primeiros anos da primeira infância – período que vai da gestação aos seis anos. A constatação de que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam.

A sessão será aberta ao público e contará ainda com um momento especial com os realizadores da ação e uma palestra com a diretora Estela Renner, que estará no Ceará especialmente para este momento. O lançamento do filme “O Começo da Vida” é uma das ações do Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e tem o apoio das prefeituras municipais de Fortaleza e de Sobral.

Documentário
Estela Renner entrevista especialistas e visita famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais nos países: Brasil, Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França. Famílias como a de Gisele Bündchen e de Phula, uma menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade em meio a obras em construção; mostrando como os cuidados e as relações nesse período são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e têm impacto em todos os anos posteriores.

O Começo da Vida é uma produção da Maria Farinha Filmes, apresentado pelas instituições Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialista em Primeira Infância; Fundação Bernard Van Leer, que busca levar oportunidades a crianças carentes; Instituto Alana que tem como missão “honrar a criança” e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O filme é dublado em seis idiomas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e chinês) e legendado em 21 (inglês, português, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, finlandês, norueguês, sueco, português europeu, dinamarquês, holandês, castelhano, japonês, duas versões em chinês, coreano, russo, turco e indonésio). Também estará acessível em Libras (língua brasileira de sinais), closed caption (ou legenda fechada) e audiodescrição, no aplicativo MovieReading – disponível para smartphones e tablets.
Saiba mais
O programa Mais Infância Ceará foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. O objetivo do programa na exibição do filme é capacitar gestores, pais, cuidadores e profissionais que lidam diretamente com as crianças. O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: o Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

- “Tempo de Crescer” compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral. Visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
- “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
- “Tempo de Aprender” entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Com o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).

Instituto da Infância
O Instituto da Infância (IFAN) é uma associação sem fins lucrativos, independente, sem filiação a partidos políticos nem a instituições religiosas, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza (CE) e atuante na Região Nordeste do Brasil.

Através da Gestão de Conhecimentos, o IFAN contribui com o desenho de tecnologias sociais inovadoras focalizadas nas infâncias e fomentar novas políticas públicas a nível municipal. Pauta sua atuação na análise e Interpretação das infâncias com base na Sociologia da Infância e teorias afins de Desenvolvimento Infantil e na Convenção dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança do Adolescente.

O IFAN propõe uma atuação na forma de associação participativa focada na criança e no adolescente, reconhecidos como sujeitos ativos e competentes e pautado na ideia de que cada ser humano deve participar, de modo completo e assertivo, das atividades e decisões que lhe concerne, em condições de respeito e igualdade.

Serviço
O Começo da Vida
Estreia: 10 de maio
Duração: 90 minutos
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro – Fortaleza
Horário: A  partir das 14h30 (14h30 - Recepção | 15h - Abertura | 15h30 - Exibição do longa-metragem | 17h - Encerramento com diretora do filme.)

Publicado em: http://www.boanoticia.org.br/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário