quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MENSAGEM DE BARUCH SPINOSA em 1765



  "
Se Deus tivesse  falado, teria dito:   


'Pára de ficar rezando e de bater no peito! O que eu quero é que saias pelo  mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti. 


Pára de me culpar da tua vida miserável: eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.


 O sexo é um presente que eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

 
Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de amigos,  nos olhos de teu filhinho. Me encontrarás em um bom livro, uma poesia, uma obra de arte e, mesmo nos olhos de um mendigo.  


Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz, eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de desejos e liberdade. 


 Pára de apelar para mim - isto é supor, adivinhar, imaginar. 
Pára de me louvar! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que eu seja? Aborreço-me quando me pedem desculpa. Canso-me quando me agradecem.  Tu te sentes grato? Basta isto.   


Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo e que este mundo está cheio de maravilhas.   

Expressa tua alegria! Este é o jeito, o único, de me louvar.  
Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro de ti,  nas coisas e, sobretudo, nas relações que vives. Aí é que estou, sempre estarei, abraçado contigo.   


BARUCH SPINOZA   Filósofo 1732 - 1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário