segunda-feira, 13 de maio de 2013

Brasil de Fato em Minas Gerais

 

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e os Movimentos Sociais lançam, no próximo dia 13, às 19h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o jornal Brasil de Fato Edição Minas Gerais. A ideia é distribuir, por mês, 400.000 jornais com uma visão popular do estado, do país e do mundo.

A proposta atende à discussão da necessidade de se construir um instrumento de comunicação que chegue à população, cuja pauta seja feita a partir do olhar dos movimentos sindical e social.

Participe! Você faz parte deste projeto!

Confira mais:

Brasil de Fato em Minas Gerais

Qui, 09 de Maio de 2013 14:49 Brasil de Fato

Lançamento aconteceu, no dia 4, durante Encontro Estadual de Formadores do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz
Depois do Rio de Janeiro, Brasil de Fato lança a sua edição tabloide em Minas Gerais. Conheça!


Sob forte emoção, a edição número zero do jornal Brasil de Fato edição tabloide Minas Gerais foi lançada, no dia 4 de maio, em Belo Horizonte. O lançamento aconteceu durante o Encontro Estadual de Formadores do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz, que reuniu cerca de 700 pessoas vindas de mais de 100 cidades do estado. Assim, Minas Gerais torna-se o segundo estado a ter uma edição tabloide gratuita do Brasil de Fato, após o Rio de Janeiro, que desde o dia 1 de maio também conta com uma edição estadual.

O Brasil de Fato, edição Minas Gerais, tem como proposta colocar em pauta os temas relevantes e atuais no estado em um formato popular de tabloide, mantendo a linha editorial do jornal nacional. Para esta primeira edição número zero, foram feitos 100 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em todo o estado.

Durante a mística do encontro, a história do Brasil de Fato foi retomada, relembrando seu lançamento durante o Fórum Social Mundial, em 2003. Também foi citado o papel central de uma comunicação popular na luta dos movimentos sociais do campo e da cidade, destacando-se a importância de um veículo que unifique as pautas dos diversos movimentos em Minas Gerais, onde o governo estadual exerce grande controle sob a mídia comercial.

Joana Tavares, jornalista da edição mineira, explicou que o lançamento do Brasil de Fato nacional foi uma atitude de ousadia, ressaltando a dificuldade em se manter um jornal nacional de esquerda no país há 10 anos. Ela também classificou como ousada a iniciativa de produzir uma versão estadual do jornal, encarando as incertezas financeiras, estruturais e a ingerência do governo estadual sobre a mídia comercial.

Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG e coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindi-UTE/MG) destacou a importância de o jornal representar a unidade, apresentar diversas pautas dos movimentos sociais e sindicais.

Joana enfatizou a importância do comprometimento das diversas entidades e movimentos presentes para que a iniciativa não se encerre na edição zero, mas que tenha continuidade com outras inúmeras edições. Além das falas de alguns integrantes de movimentos sociais e da leitura do editorial do jornal, durante a mística, também foi lida a poesia “Rondó da Liberdade”, de Carlos Marighella. O lançamento terminou animado ao som da música Coração Civil, de Milton Nascimento.

Veja a capa da primeira edição:




Confira o editorial da edição número 0 do Brasil de Fato, edição Minas Gerais:

Editorial - Um Grito de Liberdade


Há muito tempo o povo mineiro sonha com um veículo de comunicação comprometido com uma visão popular de Minas, do Brasil e do Mundo. Um veículo de comunicação que esteja a serviço da transformação da realidade de desigualdade e exclusão. Que atenda aos ideais de democracia, pluralidade e diversidade na cobertura dos fatos.

Um jornal bonito, moderno e acessível a toda sociedade, mas principalmente à população trabalhadora, formadores de opinião e aos mais pobres.

Essa iniciativa requer ousadia e coragem. Ousadia porque queremos fazer um jornal de qualidade, com bons repórteres, bons artigos, que seja atraente e interessante ao conjunto da população. Coragem porque precisamos ter autonomia suficiente para não nos sujeitarmos à lógica de mercado, que tenderia a deturpar o projeto.

As condições foram criadas. E temos a alegria de, a partir de maio, colocar nas ruas, gratuitamente, o Brasil de Fato – Minas Gerais. Sem dúvida, um grito de liberdade.

A população mineira e aos seus mais belos sonhos dedicamos as edições desse jornal.

E convidamos a cada um e cada uma a se somar conosco para viabilização desse grande instrumento de transformação e compromisso com o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário