segunda-feira, 10 de março de 2008

Jornalismo– ética e cidadania a serviço da sociedade

A atividade jornalística ocupa um lugar de extrema importância nas sociedades democráticas – o seu papel é informar aos cidadãos, contribuindo na relação entre a mídia e o público.

Na assessoria de imprensa, o papel do jornalista é agir como um sensor dos sentimentos e aspirações de amplos setores da sociedade, contribuindo com responsabilidade na relação entre a empresa ou órgão em que trabalha e a sociedade, através dos meios de comunicação.

Informar, ser informado e ter acesso à informação é um direito inalienável de qualquer cidadão e da coletividade. Os jornalistas são os mediadores entre a realidade e as notícias. Interpretar o que acontece e procurar informar de forma clara e objetiva é compromisso com a responsabilidade social interente à profissão.

A missão do jornalista é estar a serviço da sociedade, questionando, confrontando opiniões divergentes, ouvindo todos os lados envolvidos. Uma profissão séria na busca de instrumentos para uma avaliação das diversas verdades captadas. Um serviço público a ser exercido com comprometimento ético. Sem regras de proteção, fiscalização e defesa da profissão, os jornalistas se tornam reféns das grandes empresas de comunicação e da lógica do mercado, onde o público é mero consumidor.

É através da comunicação que grandes empresas estabelecem os seus domínios. Mas é também através da comunicação que se pode mudar em busca de um futuro mais humano.
Não é possível sonhar uma sociedade democrática, sem pensar na democratização da comunicação.

Sem jornalistas fortes e reconhecidos não se pode falar em liberdade de expressão. A criação de um Conselho Federal e Conselhos Regionais com o objetivo de fortalecer o jornalista enquanto profissão é uma reivindicação histórica da categoria dos jornalistas, fundamental para o Estado Democrático de Direito, e com poderes para exigir comprometimento ético no exercício profissional.

Taís Ferreira
jornalista

Um comentário:

  1. Acho que esse é o verdadeiro papel social dos meios de comunicação! Muito interessante seu texto! Me ajudou muito a entender um pouco sobre o tema. Um abraço!

    ResponderExcluir