quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Jornada Nacional de Cineclubes em Belo Horizonte

Desde o último dia 17 até o próximo sábado, 21 de novembro, cerca de 250 membros de 126 cineclubes de 18 estados brasileiros reúnem-se na 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, em Belo Horizonte. O evento celebra os 80 anos de cineclubismo no Brasil e a retomada do movimento a partir de 2003, quando foi rearticulado o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, com ações que reuniram cineclubistas e o incentivo do Ministério da Cultura. Naquele ano, apenas 40 grupos participavam do CNC, atualmente composto por cerca de 200 instituições preocupadas com a difusão da produção audiovisual nacional.

Difusão é, aliás, o tema de uma das atividades da Jornada. Na tarde desta quarta-feira (dia 19), a partir das 14h30, serão apresentadas e debatidas Experiências em Difusão Audiovisual, entre elas duas iniciativas do MinC: a Programadora Brasil e o Circuito Brasil.

A Programadora Brasil é um projeto de disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição de circuitos não-comerciais (Pontos de Cultura, escolas, universidades, cineclubes, centros culturais) para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. “Os cineclubes formam o circuito norteador do trabalho da Programadora Brasil por serem de fundamental importância para a circulação e a reflexão sobre o filme brasileiro”, avalia Caio Cesaro, coordenador de comunicação e circuitos do projeto da Secretaria do Audiovisual que participará da mesa.

Já o Circuito Brasil é o segmento do Mais Cultura Audiovisual voltado para a consolidação de um circuito de exibição não-comercial de abrangência nacional, nos moldes dos Pontos de Difusão Digital, e será apresentado por seu coordenador-executivo, Frederico Cardoso.

Outras experiências relatadas serão o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA), da União Nacional dos Estudantes; Janela Indiscreta, na Bahia; Rede Brazucah, em São Paulo; Fórum de Experiências Populares em Audiovisual (FEPA), no Rio de Janeiro; Cineclube Curta Circuito, em Minas Gerais; Rede Audiovisual do Nordeste, na Paraíba; Casa Curta, em Sergipe; e Cineclube Ideário, em Alagoas.

A programação conta com cinco mesas de debates: 80 Anos do Cineclubismo, Projeto Cineclubista, Direitos do Público, Relações Institucionais do CNC e Cineclubismo na Educação - Cinema Escola e Comunidade. Também serão realizadas mostras de filmes e promovidos grupos de trabalho sobre assuntos como Direitos do Público/Legislação, Memória, Comunicação, Acervo e Difusão.

Na avaliação de João Batista Pimentel, secretário-geral do CNC, o movimento tem muito a comemorar. “Avançamos muito, principalmente nos últimos dois anos. E as perspectivas apontam para dias ainda melhores e para a possibilidade de implantação definitiva de políticas públicas de fomento ao cineclubismo. Estamos entusiasmados e sentimos este entusiasmo em todo o movimento”, afirma.

Esta edição da Jornada está sendo promovida pela Associação de Cineclubes de Vila Velha e realizada pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, em parceria com a Associação Curta Minas/Cineclube Curta Circuito. O evento - que conta com o apoio do Ministério da Cultura e recursos do Fundo Nacional de Cultura para a sua realização - ocorre no SESC Venda Nova, na capital mineira.

Informações: cineclubes.org.br.

http://www.cultura.gov.br/site/2008/11/18/cineclubes-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário