segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comissão Mineira promove debate sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação em Lavras


A Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação promove em Lavras (Sul de Minas), com a realização da Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp), o 2º Seminário sobre a Confecom. O evento será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no sábado, 23/05, a partir das 8 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ajosp.org. br.

O objetivo do Seminário é levar a discussões sobre a democratização da comunicação para o Sul do Estado e mobilizar o maior número de lideranças possíveis para participar das etapas que antecedem a plenária nacional que ocorrerá em Brasília nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.

É preciso que a sociedade veja a Comunicação como um direito social/coletivo. Por isso os eventos que ocorrem para discutir propostas a serem apresentadas nas conferências regionais e estaduais, com foco na Conferência Nacional são tão importantes. Esse é o momento de conseguirmos efetivar políticas públicas que promovam a democratização da comunicação. Todos os interessados podem participar do Seminário em Lavras, independente de ligação com o setor, afinal a Comunicação faz parte da vida de todos. A sociedade precisa estar sempre alerta e pronta para agir.

Dentre os temas a serem debatidos nas pré-conferências estão: rádios e Tvs educativas e comunitárias, propriedade cruzada dos meios de comunicação, fortalecimento da imprensa regional e concentração de veículos nas mãos de um mesmo grupo, produção e regionalização do conteúdo, classificação indicativa, formas de controle público, concessões de rádio e TV, convergência tecnológica e as chamadas novas mídias – como internet, TV a cabo e celular.

Programação 08:00 – Credenciamento

08:30 – Abertura: “Todos pela Conferência Nacional de Comunicação

Orador: Sandro Freire (UFLA)

Composição da mesa: Os diretores da Ajosp, Jorge Paulo de Souza e Cláudio Vilaça, a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira, o Reitor da UFLA, Prof. Antônio N. Guimarães, o presidente da Câmara Municipal, vereador Evandro Castanheira Lacerda e o juiz de e Direito da Comarca de Lavras, Dr. Benedito Julio.

10:00 – “Comunicação, liberdade de expressão e democracia”

Mediador: José Ênio (Ajos)

Debatedores:

Jô Moraes – Deputada Federal

Zuza do Valle Nacif – Secretária Municipal de Comunicação de Lavras

Arthur Lobato – Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e Diretor da Federação Nacional dos Jornalistas

12:00 – Almoço

14:00 – “Comunicação dentro da lógica da responsabilidade social e formação da cidadania”

Mediadora: Lidyane Ponciano – representante da Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação, diretora do Sindicato do Jornalistas e coordenadora do Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização

Debatedores:

Milton Bicalho – Psicólogo e membro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais

Pedro Franco – Jornalista e editor do Jornal da Comunidade

16:00 – “Os instrumentos regulatórios necessários para a democratização da comunicação”

Mediador: Sandro Freire (Rádio UFLA)

Debatedores:

Gustavo Melo – Professor de Direito Constitucional e assessor jurídico da Ajosp

Aline Guimarães – Professora de Sociologia da PUC-MG

16:30 – Encaminhamento e aprovação de propostas

18:00 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário