sábado, 23 de maio de 2009

Seminário na UFMG debate o papel da imprensa na construção da democracia


A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) promoverá, na próxima quarta-feira, 27 de maio, às 14 horas, o seminário Jornalismo Independente? liberdade de imprensa, direito à informação e democracia no Brasil. evento acontecerá no auditório da Reitoria. Participarão do seminário o jornalista Luis Nassif, o professor de Comunicação Social da UnB (Universidade de Brasília) Venício Lima, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

Além de discutir a contribuição da imprensa para o fortalecimento da democracia no Brasil, o debate ganha ainda mais relevância com a recente revogação, pelo Supremo Tribunal Federal, da Lei de Imprensa, que vigorava há 42 anos. No entendimento dos ministros da Suprema Corte, a legislação continha dispositivos inconstitucionais e autoritários, típicos de um período de exceção. O problema é que ela ainda não foi substituída por outro instrumento capaz de regular a atividade da imprensa. "Há dispositivos constitucionais que instituem o direito de resposta, mas não fica claro como ele deve ser exercido. O seminário deve debater a lacuna deixada pela revogação da Lei de Imprensa", conta João Antônio de Paula, professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e membro da comissão organizadora do seminário.

O evento é aberto a jornalistas, estudantes e professores do curso de jornalismo além de profissionais de outras áreas interessados na temática.

Serviço:

Jornalismo Independente - liberdade de imprensa, direito à informação e democracia no Brasil

Data: 27 de maio de 2009
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Prédio da Reitoria

Fonte: Assessoria de imprensa da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário