sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fidel Castro pergunta se Espanha também será bombardeada pela OTAN


Fidel Castro (foto:Efe)
O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, perguntou na última quinta-feira se as unidades da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) bombardearão  a Espanha, como fizeram com a Líbia há dois meses, pelos protestos que acontecem desde domingo contra as políticas e o sistema de governo.



"O que acontecerá na Espanha onde as massas protestam nas cidades principais do país porque até 40% dos jovens estão desempregados, para citar somente uma das causas das principais manifestações desse combativo povo?", perguntou o ex governante.

Será que por acaso irão iniciar-se os bombardeios a esse país pela OTAN?, perguntou Fidel Castro, que também se referiu ao discurso que pronunciou nesta quinta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O ex governante expressou suas palavras em suas Reflexões, chamadas: A insustentável posição do império.

Desde domingo passado, milhares de manifestantes, principalmente jovens, estão invadindo as ruas de várias cidades da Espanha, contra as mudanças no atual sistema democrático, eleitoral, político e econômico.

Os jovens esperam que suas vozes sejam escutadas antes das eleições locais e regionais do próximo domingo.

Os protestos se dão no momento em que a Espanha tenta sair com dificuldades da recessão econômica, que deixou mais de 20% de desemprego, taxa que supera 44% entre os jovens de menos de 25 anos.

Do mesmo modo, disse "ninguém pode assegurar que o império em agonia não arraste o ser humano à catástrofe”.

Fidel Castro, neste sentido, disse que "O Pentágono e a CIA controlam os principais instrumentos que o poder imperial criou: a tecnologia capaz de destruir a humanidade, em questão de minutos, e os meios para penetrar nessas sociedades, enganá-las e manipulá-las, descaradamente, o tempo que precisarem, pensando que o poder do império não tem limites. "

Depois de 234 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos, o Pentágono e a Agência Central de Inteligência "acreditam que manejam um mundo dócil, sem pertubação alguma, por todo o futuro".

"É a idéia absurda de que fundamentam o mundo de amanhã, sob" o reino da liberdade, justiça, igualdade de oportunidades e direitos humanos ", incapazes de ver o que realmente acontece com a pobreza, a falta de serviços essenciais de educação básica, saúde, emprego e pior: a satisfação das necessidades básicas ", disse ele.

Finalmente, disse esperava a transmissão do discurso de Obama, mas " não foi publicada a bendita tradução em espanhol". Nesse sentido, pediu desculpas "por esta improvisada reflexão."


Tradução: Taís Ferreira

www.cubadebate.cu/reflexiones-fidel

Um comentário:

  1. Web Tratado sobre #spanishrevolution (análises, demonstrações, suporte, chamadas, acampamentos e eventos em diferentes cidades, se espalhou pela Europa, críticas e A Contra). Veja:

    http://aims.selfip.org/spanish_revolution.htm

    ResponderExcluir