sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prêmio Braskem de Jornalismo



Comissão de alto nível faz julgamento do Prêmio Braskem de Jornalismo


Por Sindjornal
Jornalistas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina reforçam este ano a comissão julgadora do Prêmio Braskem de Jornalismo, que será entregue no próximo dia 30, a partir das 21 horas, na casa de eventos Pierre Chalita.
São sete os jurados de fora que vão se somar a jornalistas de Alagoas na analise dos trabalhos: Maria Júlia Coutinho (repórter da TV Globo), Amanda Carvalho (editora do portal Jornal de Brasília), André Teixeira (fotojornalista de O Globo), Luciana Moglia (coordenadora da Moglia Comunicação Empresarial), Arthur Lobato (repórter cinematográfico e psicólogo), Richard Santos (ex-apresentador da TV Brasil) e Valci Zuculoto (professora de radiojornalismo e diretora da Federação Nacional dos Jornalistas).
Os jurados de Alagoas são Nasson Paulo (professor de jornalismo da FITs), Rogério Xavier Melo (professor de jornalismo do Cesmac), Magnólia dos Santos (professora de jornalismo da Ufal), Maria Goretti Lima (jornalista da TV Assembleia) e Jalon Cabral (jornalista e radialista).
Na primeira fase do julgamento, que teve início semana passada, os jurados são divididos por categoria e dão nota individual a cada trabalho. Depois os trabalhos com melhor avaliação (média) estarão no julgamento final, quando serão definidos o 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria. Esta etapa será no dia 29/11 (véspera da premiação) e todos os jurados julgam todas as categorias.
O Prêmio Braskem de Jornalismo inscreveu 228 trabalhos este ano, entre reportagens impressas, reportagens de TV, reportagens da Internet, reportagens de rádio, fotografias, diagramações e projetos em assessoria de imprensa. Mais de 80 jornalistas e 15 veículos de comunicação disputam as premiações, que somam R$ 39.500, além de troféus.   
Criado em 1989 pelo Sindicato dos Jornalistas e a Salgema Indústrias Químicas (atual Braskem), o prêmio Braskem de Jornalismo é o maior e mais cobiçado da imprensa alagoana. Ao longo de 24 anos tem contribuído para o jornalismo investigativo e o aprimoramento da produção jornalística no Estado.
Os organizadores esperam receber cerca de 700 convidados na festa de premiação, entre jornalistas, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação, dirigentes de órgãos públicos e outras autoridades. A solenidade terá como apresentadora a jornalista Michelle Loreto, da TV Globo.


Cobertura fotográfica: Lucas Lobato / Arthur Lobato



































Confira os vencedores:
Categoria Estudante (Prêmio Freitas Neto):
Riacho salgadinho: um rio de lágrimas
Abdias Martins e Márcio da Silva Anastácio (Ufal)
Rádio:
Desertificação ameaça recuperação do semiárido
Carlos Madeiro e Giuliano Porto (Rádio Difusora)
Web:
Roteiro das cidades que não envelhecem
Acássia Deliê (TNH1)
Assessoria:
Júri do caso PC Farias
Maikel Marques (Tribunal de Justiça de Alagoas)
Informação cultural e turística:
Estado de cinema
Acássia Deliê (Revista Graciliano)
Reportagem de TV:
A cor da morte
Thiago Correia, José Pereira Lima e Vera Valério (TV Pajuçara)
Reportagem cinematográfica:
A mata da sálvia
Valdemir Soares Albuquerque (TV Pajuçara)
Grande prêmio:
Comissionados da Assembleia: dinheiro público que financia campanhas
José Pereira, Thiago Correia e Gésia Malheiros (TV Pajuçara)

A diretora de Conteúdo do Pajuçara Sistema de Comunicação, Daniella Sarmento, destacou a importância do reconhecimento da premiação promovida pelo Sindjornal e pela Braskem, cujos resultados obtidos pelo PSCOM é resutlado do empenho da equipe.  .
"Destaco a relevância desse prêmio – uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas em parceria com a Braskem -, que está consolidado como instrumento de valorização dos jornalistas alagoanos. Ao mesmo tempo que me orgulha de ver o trabalho da equipe do PSCOM sendo reconhecido mais uma vez, reforçando a máxima de que o empenho em equipe é o caminho para a construção do jornalismo de qualidade".
A editora do TNH1 Acássia Deliê também levou para casa o troféu na categoria de Informação Cultural e Turística com a reportagem “Estado de cinema”, publicada na revista Graciliano. Já na categoria Rádio, Carlos Madeiro e Giuliano Porto levaram a melhor com matéria sobre a desertificação no semiárido.
O jornal Gazeta de Alagoas venceu nas categorias de Foto, com “Violência sem limites”, de José Feitosa; Design Gráfico, com “Mente criativa”, de Antônio dos Santos Júnior, Informação, Economia e Política, com “Mapa da violência: a cobertura de uma crise”, de Davi Soares; e Informação Esportiva, com “Racismo no futebol alagoano”, de Wellington Santos e Lelo Macena.
Abdias Martins e Márcio da Silva Anastácio, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram os melhores na categoria estudante com a reportagem “Riacho salgadinho: um rio de lágrimas”. Abdias é estagiário do PSCOM, na produção do programa Feito Pra Você.  .
O case de assessoria vencedor foi de Maikel Markes, do Tribunal de Justiça, com o júri do caso PC Farias.
Acássia Deliê, editora do TNH1, venceu na categoria melhor matéria webjornalismo. (Crédito: Edvaldo Moura.)





Prêmio Braskem de Jornalismo será entregue no sábado

Postado em 29/11/2013 por Arnaldo Santtos
imgPrêmio Braskem de Jornalismo será entregue no sábado

Mais de 80 jornalistas de Alagoas aguardam com ansiedade o resultado do Prêmio Braskem de Jornalismo, cujo anúncio será no próximo sábado (30), durante festa na casa de eventos Pierre Chalita. A solenidade, que terá início às 21 horas, vai reunir cerca de 700 convidados, entre profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação e autoridades.

Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o prêmio voltou a contar este ano com uma comissão julgadora de renomados profissionais, de Alagoas e de outros estados. Eles estarão reunidos nesta sexta-feira (29) para fazer a avaliação dos trabalhos finalistas e apontar os vencedores em 13 categorias.

Esta é a 24ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo. Criado em 1989, com o patrocínio da Salgema Indústrias Químicas – atual Braskem, ele é considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano. Na edição deste ano participam mais de 80 jornalistas, ligados a 15 veículos de comunicação e a algumas instituições que possuem assessoria de imprensa. Ao todo foram inscritos 228 trabalhos.

O Prêmio Braskem de Jornalismo 2013 premiará os autores das melhores reportagens produzidas em Alagoas entre outubro de 2012 e novembro de 2013, além de trabalhos estudantis e de assessoria de imprensa. Participam repórteres, editores, produtores, diagramadores e outros profissionais da área do jornalismo. Eles atuam na TV Gazeta, Tribuna Independente, TV Pajuçara e Gazeta de Alagoas, entre outros veículos. A empresa com mais trabalhos inscritos será agraciada com um troféu.

Os jornalistas concorrem em onze categorias: Reportagem de TV, Reportagem Impressa, Fotografia, Diagramação, Webjornalismo, Informação Esportiva, Informação Econômica/Política, Informação Cultural/Turística, Radiojornalismo, Reportagem Cinematográfica e Assessoria de Imprensa. Estudantes de jornalismo concorrem na categoria especial Prêmio Freitas Neto.

O vencedor de cada categoria receberá troféu e uma premiação em dinheiro. Serão distribuídos R$ 39.500,00 com os ganhadores, incluindo o vencedor da categoria principal, que é o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo.
Também será homenageado no sábado o jornalista Bartolomeu Dresch, que receberá dos jornalistas alagoanos a Medalha Denis Agra. A homenagem é um reconhecimento à vida profissional, à retidão de caráter e ao esforço pessoal dedicados pelo profissional à luta e à organização da categoria.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas - Sindjornal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário