quarta-feira, 20 de agosto de 2008

DÉLIO ROCHA É HOMENAGEADO NO CONGRESSO NACIONAL DOS JORNALISTAS

O 33º Congresso Nacional dos jornalistas brasileiros foi dedicado à memória do jornalista mineiro Délio Rocha. Na abertura do evento foi exibido um vídeo em sua homenagem. Délio foi lembrado como um dos grandes guerreiros das lutas da categoria nas últimas décadas. Délio era vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e ex-vice-presidente Regional Sudeste da FENAJ e nos deixou em 16 de agosto.


Desde a década de 60, Délio Rocha participou das lutas do sindicato, foi por diversas vezes, diretor do SJPMG, sendo o primeiro cargo, de secretário-geral, em 1975, na gestão de Dídimo Paiva. Passou por veículos como Diário de Minas, Estado de Minas, O Sol, Jornal dos Sports, Diário do Comércio e Folha de São Paulo e jornal PAUTA. Foi assessor de imprensa no Ministério da Agricultura, nas Secretarias Estaduais da Educação e Agricultura e Palácio das Artes. Dirigiu a comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte do Governo de Minas Gerais, cargo em que se aposentou. Foi, ainda, assessor do senador Tancredo Neves e participou de suas campanhas para o Senado, em 1978, e para o Governo do Estado, em 1982.

Fica para as novas gerações a sua luta persistente em defesa da liberdade de imprensa e do povo brasileiro. Délio foi exemplo de ética, profissionalismo e dignidade. Possuia uma memória invejável da história política brasileira, da qual fez parte até os últimos dias de sua vida como jornalista e sindicalista. Ficam suas palavras, sua firmeza de princípios na defesa de suas idéias, seus discurssos, textos e cartas, como a de São João Del Rei, pois, jornalistas que fazem e fizeram história ocupam um lugar que nem o tempo apagará.

fotografias: Arthur Lobato / Lucas Lobato / Taís Ferreira
























































Congresso Extraordinário Vitória - ES - Agosto -2007
Posse diretoria Sindicato de Jornalistas profissionais de MG - Belo Horizonte -Junho -2008
X Congresso Estadual de Jornalistas - São João Del Rei - Agosto - 2008
Taís Ferreira
*jornalista MG4105/JP

Um comentário:

  1. Gostei muito da matéria. Seria legal você encaminhar para o site do sindicato, com um link para as fotos no seu blog.
    Por falar em fotos, me mande a nossa com o Délio.
    Bjos,
    Janaina da Mata

    ResponderExcluir