terça-feira, 5 de outubro de 2010

Observatório da Imprensa na TV


Jornais e revistas exaltam a realização do primeiro turno em plena estabilidade política e praticamente sem conflitos, observando que a democracia brasileira completa sua restauração em plena maioridade democrática. São 21 anos de regime democrático e seis eleições para presidente depois da ditadura militar.

Segundo a unanimidade impressa e transmitida por rádio e televisão e pela internet, o país vive um fortalecimento das instituições como nunca antes em nossa história. Mas deve-se celebrar como plenitude da democracia uma eleição sem debates programáticos, influenciada por preconceitos religiosos e turbinada por boatos?

O Observatório da Imprensa na TV vai examinar, na terça-feira (5/10), o papel da mídia na reta final destas eleições: a confiança exagerada nas pesquisas e a incapacidade de lê-las corretamente, o papel da internet e a leniência com relação ao Supremo Tribunal Federal, que deixou sub judice alguns milhões de votos.

O Observatório vai discutir também a campanha em si, e o fato de a imprensa ter simplesmente, na maior parte do tempo, reproduzido declarações e factóides fabricados pelos marqueteiros, deixando de estimular o debate essencial sobre temas realmente relevantes.

Se os candidatos fugiram de compromissos e programas de governo, também cabe à imprensa a culpa por não haver colocado esses temas nas entrevistas e debates?
Sob o comando de Alberto Dines, os participantes serão convidados a falar também sobre a postura do STF, principalmente no caso da falta de decisão sobre a impugnação de candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa, o que deixa em suspenso a votação para o Legislativo.

Nesta terça, a partir das 22 horas, ao vivo pela TV Brasil, em rede nacional. Em São Paulo pelo Canal 4 da Net e 181 da TVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário