domingo, 11 de abril de 2010

É Tudo Verdade 2010





O É Tudo Verdade 2010 - maior festival de documentários da América Latina,ainda não terminou. Um total de 71 documentários de 27 países participam da seleção oficial.

Alguns filmes das mostras competitivas e paralelas:

"O Homem Mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e os Documentos do Pentágono" - indicado ao Oscar deste ano, o filme enfoca um ex-funcionário do governo norte-americano que vazou documentos secretos para a imprensa na década de 1970.
"Capitalismo: Uma História de Amor", do polêmico Michael Moore.
"O Povo contra George Lucas" que narra como o sucesso da trilogia de "Guerra nas Estrelas" ofuscou tudo o que cineasta fez.
"O Jogador" filme holandês que mostra a vida de três apostadores inveterados.

Alguns Documentários Brasileiros:

"Guerra do Contestado", de Sylvio Back, sobre o conflito na região entre Paraná e Santa Catarina travado de 1912 a 1916.
"Eu, o Vinil e o Resto do Mundo", de Lila Rodrigues e Karina Ades, um retrato de jovens da periferia de São Paulo que participaram do Hip Hop DJ, maior campeonato de DJs na América Latina.
"No Meio do Rio Entre as Árvores", resultado de uma expedição de Jorge Bodanzky ao Alto Solimões, na Amazônia.
"Filme Vira Filme", sobre a 10ª Conferência Internacional do Documentário, enfoca o uso das imagens de arquivo como fonte para o gênero.

O filme escolhido para a abertura em São Paulo foi "Uma Noite em 67", de Renato Terra e Ricardo Calil, sobre o histórico festival de música da rede Record, com as músicas "Roda Viva, "Alegria Alegria" e "Domingo no Parque". No Rio de Janeiro quem abriu o festival foi o filme "Segredos da Tribo", novo trabalho de José Padilha.

Parte integrante do É Tudo Verdade 2010, a 10a Conferência Internacional do Documentário acontece em São Paulo com o tema: o uso de arquivos no cinema não-ficcional. Co-realizado pelo Cinusp, sob a coordenação de Maria Dora Mourão e Amir Labaki, o encontro será na Cinemateca Brasileira, entre os dias 14 e 16 de abril.

O festival É Tudo Verdade acontece em São Paulo de 8 a 18 de abril e no Rio, de 9 a 18.

Serviço – Festival É Tudo Verdade 2010:

São Paulo, de 08 a 18 de abril
Salas: Espaço Unibanco de Cinema, Centro Cultural Banco do Brasil, Cinemateca Brasileira, Reserva Cultural, Cinemark Eldorado

Rio de Janeiro, 09 a 18 de abril
Salas: Unibanco Arteplex, Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Moreira Salles, Ponto Cine Guadalupe, Cine Santa Tereza, Cinemark Downtown

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário