terça-feira, 6 de abril de 2010

Entidades do Fórum definem indicações ao Conselho da EBC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC ) e entidades integrantes da sua Coordenação Executiva definiram os nomes que cada uma indicará para o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os indicados irão compor a lista tríplice de cada entidade e disputarão as três vagas abertas.

Para os dirigentes do FNDC a consulta pública, aberta pela EBC em 1º de março, representa a oportunidade de mudar o atual formato do Conselho , composto por personalidades, e transformá-lo em um instrumento real de participação da sociedade (leia aqui). Para contribuir com esse processo, entidades do Fórum indicaram nomes que representam organizações ligadas ao campo da comunicação, e identificadas com a causa da radiodifusão pública.

A consulta pública, conforme o Edital 01/2010, encerra-se na próxima sexta-feira (09). Após essa etapa, o Conselho Curador irá escolher três nomes que passarão pela aprovação final do Presidente da República. O Conselho Curador é formado por 22 membros (veja a composição). Quatro são ministros de Estado, um representa o Senado Federal e outro a Câmara dos Deputados, um é representante dos funcionários da empresa, cujo mandato é de dois anos, e quinze representam a sociedade civil. Destes, oito possuem mandato de dois anos e sete de quatro. As vagas em aberto são de três conselheiros cujos mandatos são de dois anos.

Confira os nomes indicados pelas entidades e seus currículos:



FNDC – Celso Schröder. É formado em Jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul, especialista em Sociologia e mestrando em Comunicação Social. É Coodenador-geral do FNDC , 1º Vice-Presidente da Fenaj e Presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc). Em 2009 dirigiu a Superintendência de Comunicação da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Cartunista e ilustrador free lance desde 1974, é chargista desde 1986 no jornal Correio do Povo. É professor do Curso de Jornalismo da PUC-RS desde 1986. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul por dois mandatos. Integra o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional representando a Fenaj.

O FNDC também indicou Roseli Goffman e Francisco Pereira da Silva , nessa ordem.



Fitert – Francisco Pereira da Silva. É Jornalista e Radialista. Atualmente dirige o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Distrito Federal ( DF) e integra a diretoria da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão (FITERT). Ex-conselheiro do Conselho de Comunicação Social, ex-presidente do Sindicato dos Radialistas do DF , ex-diretor da FENAJ, ex-primeiro suplente de Deputado Distrital, ex-diretor da CUT do DF , Chico Pereira foi primeiro suplente da Comissão Organizadora da 1ª Confecom e observador da FITERT na Pré-conferência Setorial de Audiovisual e na II Conferência Nacional de Cultura. Atuou ainda nos periódicos Jornal de Brasília e Correio Brasiliense, e das emissoras Rádio Planalto (Diários Associados), Rádio Alvorada ( Zero Hora ), Rádio Globo e Rádio CBN.

A Fittert indicou também Celso Schröder e Sérgio Murillo, nessa ordem.



Abraço – Takashi Tome. Engenheiro elétrico graduado pela Unicamp, atua em desenvolvimento de tecnologias de telecomunicaçõ es na Fundação CPqD. Contribuiu para a especificação e desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), tendo coordenado a elaboração de um dos primeiros trabalhos não-tecnológicos na área, o Relatório Integrador dos Aspectos Técnicos e Mercadológicos da TV Digital (Anatel, 2001). Posteriormente, atuou na integração das pesquisas universitárias do projeto SBTVD (2004-2006). Tem participado de diversos debates junto aos movimentos pela democratização das comunicações, especialmente visando esclarecer o significado e os possíveis impactos das diferentes tecnologias.

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) também indicou Francisco Pereira da Silva e Roseli Goffman, nessa ordem.




CUT – Rosane Bertotti. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Agricultora familiar do grupo de produção Guavirova é Secretária Nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), pelo segundo mandato. Integra a Coordenação Executiva do FNDC e representou a CUT na Comissão Organizadora da 1ª Confecom. Sua trajetória de luta começou aos 16 anos na Pastoral da Juventude do município de Xaxim, atuou na coordenação do Movimento de Mulheres Agricultoras - M.M. A de SC , presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Agricultura Familiar de Marema-SC, e ajudou a fundar a Primeira Federação de Agricultura Familiar de Santa Catarina – FETRAFESC, como coordenadora de política de gênero, que em 2001 passou a ser a FETRAF-SUL. Foi secretária de Formação Sindical na CUT Santa Catarina , durante dois mandatos e atualmente é secretária de Política para as Mulheres da Fetraf-Brasil.

A CUT também indicou Celso Schröder e Sérgio Murillo, nessa ordem.



CFP – Roseli Goffman. Psicóloga Clínica, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP ) e membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Foi titular da Comissão Organizadora da 1ª Conferencia Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009. É especialista em Gestão de Empresas pelo COPPEAD – UFRJ, e consultora em Análise Institucional, Desenvolvimento e Gestão de Projetos. Participou das entidades ASSESPRO e RIOSOFT, tendo o acesso a Internet fornecido pelo CNPq em 1998 para estudo e desenvolvimento desta tecnologia no Brasil.

O CFP ainda indicou Takashi Tome e Rosane Bertotti , nessa ordem.




FENAJ – Sérgio Murillo. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é o atual presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Representou a entidade como suplente na Comissão Organizadora da 1ª Confecom. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina por duas gestões. Na FENAJ, já atuou como vice-presidente Sul e Secretário-Geral , também por duas gestões. Trabalhou no Diário Catarinense e na Gazeta Mercantil, foi correspondente do Diário do Sul e atuou como free-lancer de diversas publicações nacionais. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais em Santa Catarina. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial. É fundador da Cooperativa dos Jornalistas Catarinenses. Há oito anos é docente no curso de Jornalismo do Ielusc , em Joinville (SC).

A Fenaj indicou ainda Rosane Bertotti e Takashi Tome , nessa ordem.


Publicado pelo FNDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário