sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ipea lança em SP livro sobre comunicação e telecomunicações

Obra organizada pelo Ipea e Socicom será lançada na terça-feira,11, com a presença de especialistas e acadêmicos O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam na terça-feira, 11, às 8h30, a obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. A pesquisa, uma iniciativa inédita no Brasil, será lançada no escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista, 2.163, 17º andar), com a participação do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e do presidente da Socicom, José Marques de Melo.
A obra traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações, estratégico para o País, que, apesar de ser muito debatido, não é objeto de muitas pesquisas por parte dos órgãos de estado. Nos três volumes do livro, foram reunidas diferentes dimensões que se complementam e ajudam na elaboração de futuras políticas públicas para o País. O estudo conta com a participação de pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa.
O primeiro volume é dividido em duas partes. A primeira traz o estudo das tendências nas telecomunicações e reúne artigos escritos exclusivamente para o livro, além de textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações. A segunda parte traz artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos.
O segundo volume da obra é dedicado a resgatar a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da comunicação nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI.
No terceiro volume, é apresentado o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação. O volume traz dados sobre o número de faculdades e cursos de pós-graduação em comunicação no país, com áreas de concentração e crescimento; sobre as profissões existentes na área e as novas habilidades necessárias para uma indústria de conteúdos e serviços digitais; e sobre as indústrias criativas e de conteúdos e os movimentos das empresas em direção ao modelo digital, além de uma comparação com outros países, possibilitando a análise das fragilidades e potencialidades do Brasil.

Veja o conteúdo da obra:

Volume 1
Colaborações para o debate sobre telecomunicações e Comunicação

Indústrias criativas e de conteúdo: O dilema brasileiro para a integração do massivo ao popular
Comunicação Digital - diálogos possíveis para a inclusão social
1ª. Parte - Tendências Econômicas
A hora e a vez dos países-baleias
2ª. Parte - Tendências nas Telecomunicações
Neutralidade de redes na internet: democracia ou economia?
Efeitos da convergência sobre a aplicação de políticas públicas para fomento dos serviços de informação e comunicação
Tendências tecnológicas mundiais em telecomunicações
Capacitações científicas do Brasil em telecomunicações
Diferenças de escala no mercado de equipamentos de telecomunicações
Compras governamentais: análise de aspectos da demanda pública por equipamentos de telecomunicações
Balança comercial de equipamentos de telecomunicações
3ª. Parte - Panorama da Comunicação
Aspectos técnicos e econômicos da implantação da TV Digital Interativa como um modelo internacional de inclusão
Estado, Cinema e Indústrias Criativas e de Conteúdos
Comunicações na América Latina: progresso tecnológico, difusão e concentração de capital (1870-2008)
Comunicação institucional do poder público
Números impressionantes e diversidade marcam a mídia dos Brics
Novos desafios ao direito autoral no jornalismo

Volume 2
Memória das associações científicas e acadêmicas de Comunicação no Brasil

A Emergência do Campo da Comunicação no Brasil
Socicom: associações científicas e acadêmicas em torno do papel estratégico da Comunicação
Antecedentes, desenvolvimento e desafios do campo acadêmico da Comunicação
Intercom: 33 anos de pluralismo, soberania e liberdade
A História da Compós – lógicas e desafios
Antecedentes, tendências e perspectivas da Pós-Graduação em Comunicação
Breve relato sobre a fundação da Socine, seus objetivos e primeiros anos
Pensando a Socine
A História da Forcine
A produção de conhecimento no campo do Jornalismo
SBPJOR: Uma conquista dos pesquisadores em Jornalismo
Fórum Nacional de Professores de Jornalismo- FNPJ
As origens da Semiótica no Brasil
ABES, recriação e percurso de uma associação
Economia Política da Comunicação (EPC)
ULEPICC-Brasil: a institucionalização da EPC brasileira
Evolução e perspectivas do campo acadêmico da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas
A História da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação
Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp)
ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura
ALCAR: a história de um “pragmatismo utópico”
História da mídia no Brasil, percurso de uma década
Politicom: o marketing político entre a pesquisa acadêmica e o mercado profissional
Folkcom - Origens da entidade
Folkcomunicação: memória institucional

Volume 3
Tendências na comunicação

Panorama da Produção de Conhecimento em Comunicação no Brasil
Tendências Ocupacionais e Profissionais
A Digitalização nas Indústrias Criativas e de Conteúdos Digitais
Panorama da Comunicação em 11 países da Comunidade Ibero-Americana

Divulgado pela Assessoria de Imprensa do Ipea e Portal Vermelho

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