sábado, 19 de julho de 2008

O Conformismo de nosso tempo

* RÔ CAETANO
"Ando estarrecida com o conformismo de nosso tempo. Ser "rebelde" (revolucionário, nem se fala!) saiu "de moda". O negócio -- a palavra de ordem -- é cruzar os braços! E CONSUMIR. Quanto mais, melhor. Dia destes li artigo que qualificava atos de sabotagem (ao governo do Czar russo) do JOVEM Stalin como BANDITISMO. Que Stalin tenha virado um ditador, ninguém há de negar. Mas que os bolcheviques sejam, hoje, tratados como BANDIDOS é demais, não??? Os revolucionários da França, que derrubaram a Bastilha e a aliança entre o VERMELHO & O NEGRO viraram BANDIDOS também.
Por isto, transcrevo, abaixo, texto
"O OUTRO LADO", de ampla -- e excelente -- reportagem de MARCELO BERABA,
na Folha de S. Paulo (09-03-2008), sobre JOÃO CANDIDO, O ALMIRANTE NEGRO,
personagem central da REVOLTA DA CHIBATA (1910):

MARINHA NÃO VÊ HEROISMO NO EPISODIO:
(...) "...dificilmente podemos aquilatar, com precisão, as origens e desdobramentos que antecederam aquela ruptura do PRECEITO HIERARQUICO. A Marinha Brasileira sempre pautou-se pela firme convicção de que as QUESTÕES ENVOLVENDO QUALQUER TIPO DE REIVINDICAÇÃO obteriam a devida compreensão, reconhecimento e respaldo para decisão superior, POR MEIO DO EXERCICIO DA ARGUMENTAÇÃO E SOBRETUDO DO DIÁLOGO entre as partes, o que é de fundamental importância para o pleno exercício da liderança e para o estabelecimento de vínculo de lealdade. A despeito dos fatos que motivaram aquela crise, o movimento não pode ser considerado como 'ato de bravura' ou de 'caráter humanitário'. Vidas foram sacrificadas, material da Fazenda foi danificado, a integridade da capital foi ameaçada. (...)
TRADUZINDO:
Os marinheiros que eram açoitados, com respaldo em lei odiosa, deviam esperar a boa vontade da Marinha, sem rebelião. Se não tivessem reagido, estariam esperando (e sendo espancados) até hoje..."

Enviado por email no Almanaque da jornalista Maria do Rosário Caetano
Valeu Rô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário