quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Temos de ser capazes de ver a verdade por trás das mentiras

Israel desrespeitou o cessar-fogo, invadiu Gaza e matou militantes palestinenses no dia 4 de novembro. Depois, o Hamás respondeu.

O xis da questão é que Israel não quer que Gaza progrida, sequer quer que viva, e Israel não quer ver nenhum conflito encaminhado por vias diplomáticas, que tanto os líderes do Hamás em Damasco, quanto os líderes do Hamás em Gaza têm repetidas vezes declarado que buscam, sempre com vistas a resolver o conflito relacionado às fronteiras demarcadas em 1967, fronteiras que Israel jamais respeitou. Tudo, até aí, são fatos registrados e comprovados. Não há qualquer ambigüidade: tudo é bem claro.

O que tem de acontecer é bem claro. Número um, EUA e Israel têm de se aproximar do consenso da comunidade internacional e têm de respeitar a lei internacional. Não me parece que trivializar a lei internacional seja pequeno crime ou pequeno problema. Se Israel contraria o que dispõe a lei internacional, Israel tem de ser acusada, processada e julgada em tribunais competentes, como qualquer outro Estado, no mundo.
Por Norman Finkelstein

Confira na íntegra:

http://www.ciranda.net/spip/

Nenhum comentário:

Postar um comentário