quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Confecom - Homenagem a Daniel Herz

* Taís Ferreira

O jornalista gaúcho Daniel Herz - importante líder na militância do movimento pela democratização da comunicação foi o homenageado da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Confira no vídeo:




Mais conhecido do grande público por seu livro A História Secreta da Rede Globo (editota Tchê, 1987), Daniel Herz foi secretário de Comunição do governo Olívio Dutra, em Porto Alegre (RS), participou da luta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pela democratização das comunicações durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1988, fundou e coordenou o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC), foi um dos mentores da da Lei da Cabodifusão (Lei 8.977 de 1995), que estabeleceu a obrigatoriedade da presença de emissoras públicas, comunitárias e universitárias na TV por assinatura, e lutou pela implementação do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional, órgão consultivo previsto na lei 8.389 de 1991.

Tive a felicidade conhecê-lo em 1995, no Rio de Janeiro, em evento da FENAJ, no mesmo ano em que Fórum Nacional pela Democratização da comunicação, o FNDC, transformou-se em associação civil tendo Daniel Hertz como seu primeiro coordenador nacional. A partir daí sempre acompanhei seus trabalhos e pesquisas, que me inspiraram e inspiram até hoje. A você Daniel, minha eterna gratidão.

* jornalista e delegada/MG para a 1ª Confecom


A história secreta da Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário