quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lula abre Conferência Nacional de Comunicação
















* Taís Ferreira, de Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu nesta segunda-feira, dia 14, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom).

O evento, que prossegue até o dia 17 de dezembro, é o resultado do esforço da sociedade civil, de setores do empresariado e do poder público com o objetivo de pensar maneiras para democratizar a produção, a distribuição e o acesso à informação no Brasil.


Com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, serão discutidos três eixos temáticos: “produção de conteúdo”, “meios de distribuição” e “cidadania: direitos e deveres”. O evento terá a participação de 1.684 delegados eleitos nas conferências estuduais, além de 130 “observadores livres” de todo o país, que se inscreveram pela internet, através do site oficial da 1ª Confecom. Mais de 300 jornalistas se credenciaram para cobrir o evento.

Além do presidente e do ministro das comunicações, discursaram também João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, representando a Abra, Rosane Bertotti, secretária nacional de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Celso Schröder, 1º vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A abertura contou também com uma homenagem ao jornalista Daniel Herz, militante pela democratização da informação, falecido em 2006.

* jornalista e delegada/MG para a 1ª Confecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário