terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudantes e jornalistas em protesto contra Gilmar Mendes e a decisão do STF

Cerca de 200 estudantes, segundo a PM, fizeram protesto nesta segunda-feira (22/6), na região da Av. Paulista, na Capital, contra o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, decidida no julgamento do STF, dia 17/6. O alvo era o ministro do STF, Gilmar Mendes, que deu palestra em um hotel na Alameda Santos. Para as 19h ficou marcada uma grande manifestação na Câmara de Vereadores de Santos, com apoio da Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato.

Na Capital, os estudantes estavam com narizes de palhaço e gritavam palavras de ordem como “Gilmar Mendes, preste atenção, mais respeito com nossa profissão” e “Fora Gilmar”.

Nesta terça-feira (23/6) haverá na Regional Sorocaba do Sindicato, Rua Césario Mota nº 482, às 19h30, assembléia para discutir com profissionais, estudantes, professores e representantes da sociedade organizada a decisão do STF.

O encontro é aberto a todos os interessados e o Sindicato espera contar com a adesão da categoria. Na oportunidade, serão definidas ações em relação ao que fazer diante do quadro atual.

É importante afirmar aos jornalistas que a profissão não desapareceu, continua a ser regulamentada por outros instrumentos, como um capítulo específico na CLT e as convenções coletivas (que definem, entre outros assuntos, o piso salarial). Também é essencial salientar que o papel do Sindicato dos Jornalistas não se esvaziou. Ao contrário, na fraqueza da legislação, ele se torna a mais importante instituição de defesa do jornalista. Portanto, nesta conjuntura adversa, a unidade em torno do Sindicato dos Jornalistas é essencial.

(fonte: SJSP 22/6/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário