segunda-feira, 21 de junho de 2010

9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis



De 19 a 4 de julho, o Teatro Governador Pedro Ivo se torna um templo da sétima arte, com a exibição de filmes do mundo todo e também abrigando ampla discussão sobre produção para o público jovem

Filmes de 14 estados brasileiros e de 10 países irão entreter as crianças de Florianópolis na 9ª Mostra de Cinema Infantil, que começa hoje e vai até 4 de julho. Além da exibição de curtas, médias e longas-metragens, haverá debates, oficinas, shows, bate-papos com atores e diretores, exposições, videoteca, salas de leitura, pitching e muitas outras atrações.

Os destaques são a pré-estreia nacional do longa-metragem Eu e Meu Guarda-chuva, de Toni Vanzolini, e da presença de Arnaldo Antunes para o show de encerramento.

Foram selecionados 73 curtas brasileiros para a Mostra Competitiva deste ano, e haverá ainda as pré-estreias internacionais da ficção indiana Somos Todos Diferentes, de Aamir Khan, da animação alemã O Melhor Amigo da Lua, de Mike Maurus e Thomas Bodenstein; e da animação O Segredo de Kells, de Tomm Moore.

Estão programadas também exibições de curtas do Irã, Índia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, França, Bélgica, Holanda e Estados Unidos.

A diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, aposta na universalização do evento.

– Está cada vez mais internacional, criando diálogo com outras linguagens e culturas e abrindo espaço para curtas inéditos no Brasil – acrescenta Luiza.

Durante 16 dias, o evento vai entreter o público infantil e adulto com a exibição de filmes no Teatro Governador Pedro Ivo, além de promover debates entre alunos, educadores, pesquisadores, cineastas e com o público em geral, no Hotel Majestic.

Como parte da programação, ocorre o 3º Pitching – uma seleção pública de projetos audiovisuais que pretendem habilitar-se a disputar recursos internacionais no Fórum de Financiamento do Buff festival, na Suécia. O filme Eu e Meu Guarda-chuva, por exemplo, foi o vencedor deste prêmio. Exibido nesta edição da Mostra, ele entrará no circuito comercial em outubro.

– O filme ganhou o Pitching de 2008, recebeu um impulso importante no mercado de coproduções internacionais e volta agora para mostrar o resultado no evento que ajudou a abrir portas fora do Brasil. É uma demonstração clara da importância desse mecanismo para inserir os produtores e projetos audiovisuais brasileiros no mercado internacional de financiamento e distribuição – diz Luiza.

No dia 27 de junho será realizado o 6º Encontro Nacional do Cinema Infantil, e no dia 28 o 3º Fórum de Cinema e Educação. O cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes apresentará o show Pequeno Cidadão, em duas sessões em 4 de julho: às 15h e 18h, no Teatro Álvaro de Carvalho. Arnaldo vem acompanhado de sua banda: o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ira!), a tecladista Taciana Barros (ex-Gang 90) e o compositor Antonio Pinto (autor de trilhas sonoras e filho do cartunista Ziraldo).

O júri infantil escolhe qual o Melhor Filme

Neste ano, com a parceria da TV Brasil, a mostra ampliou a premiação dos filmes vencedores. Serão quatro prêmios no valor de R$ 5 mil. As categorias de Melhor Ficção e Melhor Animação serão escolhidas por um júri formado por profissionais de cinema e de educação, composto por Gilka Girardello (UFSC), Arthur Nunes (Animaking), Marco Stroisch (presidente do Funcine) e Igor Pitta (animador). O Melhor Filme será definido pelo júri popular, com votação do público, e o Prêmio Especial será indicado por um júri formado por crianças.

Nos finais de semana, as exibições são abertas ao público em geral; e de segunda a sexta, direcionadas a instituições de ensino. Para os estudantes de escolas públicas, a mostra oferece transporte gratuito até o teatro.

Informações:
Diário Catarinense


www.mostradecinemainfantil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário